Pular para o conteúdo principal

Os princípios da dinâmica

 

Força

Força é um agente físico que pode vir a alterar o estado de repouso ou de movimento de um objeto.

Mas, antes de conhecer um pouco mais sobre as forças, precisamos aprender a diferenciar grandezas  escalares das vetoriais.

Grandezas escalares: são as grandezas físicas que, para serem definidas, precisam apenas de um número e da unidade correspondente.

Chamamos isso de intensidade.

Exemplos: temperatura, tempo, massa, densidade, volume, energia, potência. 

Grandezas vetoriais: são as grandezas físicas que, para serem definidas, precisam, além da 
intensidade, de direção e sentido.

Exemplos: velocidade, aceleração, força, impulso, quantidade de movimento, torque, 
velocidade angular etc.



Questão

Um objeto está sendo submetido a duas forças de módulos F1=6 N e F2=8 N, que agem de maneira perpendicular entre si, conforme ilustrado abaixo.

Nestas condições, a força resultante terá intensidade de:

a) 10N
b) 12N
c) 14N
d) 16N
e) 18N



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma jornada fascinante pelo universo: do nascimento das estrelas à origem do cosmos

  Atividades Utilize seu e-mail institucional:  0000+RA+DIG+sp@al.educacao.sp.gov.br Material dessa aula disponível nesse link:   Clique aqui Atividade " Onde surgiu as estrelas " - faça o formulário Clique aqui . Prazo até 28/11 Faça as atividade do livro das aulas abaixo: Prazo máximo até 28/11. Aula 5  - Nascimento e Energia das Estrelas ( página 27 a 30 ) - Vale 1 ponto . Aula 6 - Diagrama de Hertzsprung-Russell e Sequência Principal ( página 31 a 34 ) - Vale 1 ponto . Aula 7  - Evolução estelar: Gigantes vermelhas e anãs brancas ( página 35 a 36 ) - Vale 1 ponto . Aula 8  - Estrelas massivas, supernovas e remanescentes estelares ( página 37 a 39 ) - Vale 1 ponto . Aula 9 - Exercícios sobre nascimento, energia e evolução estelar ( página 40 a 42 ) - Vale 1 ponto . Aula 10 - Exercícios sobre estrelas massivas, supernovas e remanescentes estelares (página 43 a 46) - Vale 1 ponto . Aula 11 - Formação e tipos de galáxias ( página 47 a 50 ) - ...

Movimento Uniforme

  Movimento Uniforme (MU) O movimento uniforme é aquele em que um objeto se desloca em linha reta com velocidade constante, ou seja, percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. Isso significa que não há aceleração — o corpo mantém sempre a mesma velocidade. A fórmula principal do MU é: S = S 0 + v ⋅ t Onde: S é a posição final, S₀ é a posição inicial, v é a velocidade, t é o tempo. Esse tipo de movimento é comum em situações onde não há forças atuando para acelerar ou desacelerar o corpo, como um carro em uma estrada reta e plana com velocidade constante. Clique aqui para pegar o material Assista o Vídeo explicativo sobre Movimento retilíneo e Uniforme Link:  Aula de Física - Gráficos do MRU (Movimento Progressivo e Retrógrado)

Estática dos Sólidos: Fundamentos da Física

  A Estática dos Sólidos é um ramo da física que estuda os corpos em equilíbrio , ou seja, aqueles que não estão se movendo nem mudando de forma. Ela é essencial para entender como pontes , prédios , móveis e até o nosso próprio corpo conseguem permanecer estáveis. O que é Equilíbrio? Um corpo está em equilíbrio estático quando: A força resultante sobre ele é zero – isso significa que todas as forças que atuam no corpo se cancelam. O momento resultante ( torque ) também é zero – ou seja, não há tendência de rotação. Essas duas condições garantem que o corpo não se mova nem gire. Tipos de Forças na Estática Na análise de corpos em equilíbrio, consideramos vários tipos de forças: Peso (força gravitacional): sempre aponta para baixo. Normal : força de apoio que age perpendicular à superfície. Tensão : força em cabos ou cordas. Força de atrito : impede o deslizamento entre superfícies. Forças aplicadas : qualquer força externa que age sobre o corpo. Torque ou Momento de Força O t...